segunda-feira, 29 de junho de 2009

SOCIEDADE BRASILEIRA: UMA HISTÓRIA/A INVERSÃO DO SISTEMA COLONIAL

O processo que culminou co o fim do Sistema Colonial no Brasil de certa forma teve participação direta dos ingleses, há vários anos Portugal mantinha acordos e tratados de comércio com a Inglaterra.
O autor nos mostra que o sistema absolutista com traços do Feudalismo que ainda imperava em Portugal fazia dele um país meramente agrícola e dependente do mercantilismo referente a exploração das colônias principalmente do Brasil. Suas cidades não tinham estrutura e serviam basicamente de mercados circuladores de mercadoria, a maioria da população vivia e dependia da agricultura alem disso eram explorados por impostos altos para manter o luxo da Corte.
Com a ascensão de Napoleão que começou a conquistar vários países e tendo o mesmo sido derrotado pela esquadra inglesa, a França decretou um Bloqueio Continental com o intuito de prejudicar o comercio a indústria inglesa. Nesse meio ficou Portugal que dependia do comercio com a Inglaterra e temia uma invasão napoleônica, desse impasse e sem ver uma saída pra solucionar a questão a Corte Portuguesa resolveu colocar em prática um velho plano de que se caso houvesse alguma ameaça de invasão e conquista de Portugal a Corte se transferiria para o Brasil e assim o fez com o apoio marítimo da temida esquadra inglesa.
Esse apoio não foi de graça, pelo serviço prestado a Inglaterra obteve diversas vantagens no comercio com o Brasil como, privilégios nas cobranças de impostos e permissão para comprar diretamente nos portos sem a intermediação da Coroa Portuguesa.
Fica claro também na visão do autor que em termos de estruturação política e econômica a vinda da Coroa para o Brasil foi de extrema importância, pois passou do posto de Colônia para Metrópole. Mas isso também trouxe alguns problemas um deles era como abrigar cerca de 15 mil pessoas vidas com o Príncipe Regente. Sem fontes de renda o dinheiro provinha dos impostos que aumentavam cada vez mais, sem dizer na desapropriação de casa para alojar os portugueses.
A princípio para os produtores brasileiros a possibilidade de se comercializar livremente foi visto como uma grande vantagem que foi aos poucos sendo tolhidos pelo aumento nos preços, os baixos preços de venda e os autos preços na hora de se comprar os produtos principalmente ingleses.
Quanto ao Império Português nos é relato no texto que a vinda para o Brasil fez com que eles colocassem em prática velhos desejos territoriais como o de conquistar a Guiana Francesa e da Colônia de Sacramenta, numa forma de também fazer retaliações a França e a sua aliada Espanha, e assim o fez tomando os dois territórios, alguns anos depois veio a devolver os mesmos cumprindo a determinação do Tratado de Genebra.
A cultura também é bem explora no ponto de vista do autor houve na Cultura várias mudanças ocorreram, com a introdução da biblioteca nacional e também se deu inicio a imprensa no Brasil. Mas a esfera cultural não se restringiu à apenas literatura e sim em todas as esferas vária pintores vieram para o Brasil o mais famoso deles foi Debret que tinha a incumbência de retratar a Família Real no Brasil, porém passou a retratar o cotidiano da vida do povo brasileiro num estilo bem realista. A música também teve seu destaque, ou seja, culturalmente houve introdução de todas as áreas.
É-nos passado que cada vez mais a independência do Brasil estava próxima e mais um passo foi dado com a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves, em 1815, o que consolidou de fez a inversão do Sistema Colonial, isso cada vez mais descontentava o povo de Portugal que exigia a volta da Coroa e o retorno do Pacto Colônia, quanto ao Pacto sua reversão foi impossível, pois os brasileiros eram contra e nesse impasse os brasileiros saíram vencedores.
Em meio a todos os acontecimentos houve mais uma Conjuração a Pernambuco, e clarividente na exposição feita pelo autor que os pernambucanos descontentes com os impostos cobrados para manterem a Corte e pela exploração a que eram submetidos também mediante aos comerciantes portugueses os proprietários de terras com apoio de diversas classes principalmente dos padres e soldados, todos eles descontentes com a exploração e pelos privilégios dado aos portugueses reinos.
Em meio a tudo isso eles elaboraram uma ação de tomada ao Governo da Província, e após conspirarem e articularem a revolução foi colocada em pratica, um pouco antes do previsto devido a um incidente, porem foram bem sucedidos e conseguiram assumir plenamente o Governo. Tentando aumentar e fortalecer o “Estado” por eles conquistado mandaram mensageiros a províncias vizinhas tentando aderi-las a causa.
Por alguns dias houve a construção de uns Pais dentro do Brasil, porém havia dentre eles também algumas divergências principalmente no que se diz respeito à proclamação da abolição dos escravos que era pregada como ideal, mas que não foi colocada em prática. Diante desta situação a Corte mais uma vez reagiu desta vez de forma mais violenta mandou uma esquadra se posicionar próximo as praias pernambucanas e fez com que os portos fossem fechados sem poder receber suprimentos, armas e munições e também sendo atacados por terra foram derrotadas várias pessoas forma pressa e executadas, um fato que chama a atenção pela crueldade e como forma de impor o respeito ate pessoas que faziam parte da Conjuração e que haviam se suicidados foram desenterrados esquartejados e pregados em postes como forma de impor o respeito e o medo a população.
Diante de todos os acontecimentos o autor nos trás a luta desesperada do povo de Portugal em conseguir o retorno da Coroa para o pais e a retomada do Sistema Colonial, parte foi conseguido no Congresso de Viena onde ficou determinado o retorna da Coroa à Portugal, porem o Sistema Colonial jamais foi restabelecido.
A disputa entre brasileiros e portugueses continuavam com a Revolução do Porto, vários conflitos foram gerados aqui no Brasil, onde os liberais e absolutistas que faziam imposições e aumentava cada vez mais o antagonismo entre brasileiros e portugueses. Houve várias rebeliões principalmente dentro de quartéis. Porém de certo modo nem mesmo os portugueses que vieram junto com a Família Real queriam retornar a Portugal, pois tinham conseguido adquirir propriedades e viviam de certa forma muito bem no Brasil.
Vários outros fatos nos são mostrado pelo autor onde ele espessa seus pontos de vista, mas o importante de tudo é que mesmo com tantos atropelos impasse e conflitos o processo de Independência do Brasil estava encaminhado e era de caráter irreversível tanto que pouco tempo após ter deixado o à Corte o Brasil ele veio à tona e aconteceu de forma pacifica, com acordo e tratados políticos.
Todo esse processo constituído de erros e acertos infelizmente sempre privilegiou uma única classe seja ela brasileira ou portuguesa, que foi a elite, mesmo após a Independência os escravos continuaram escravos e os pobres sendo explorados pelos ricos. Os acordos e conchavos políticos que mediaram e formularam o documento de Independência Brasileira foi moldado pelos políticos e pessoas influentes que só pensaram neles e em como tirariam proveito desta liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário