domingo, 28 de junho de 2009

RESENHA:1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO

A chegada dos Europeus à América foi por acaso, a busca de novas rotas para a Ásia e conseqüentemente à Índia em busca de riquezas fizeram com que homens se lançassem ao mar em grandes aventuras.
Colombo era um sonhador na sua essência, porém a ambição também estava ao lado desses homens. O fato é que ao partir ele esperava chegar a uma terra promissora e o que encontrou foram ilhas inexploradas, formando um misto de deslumbramento e decepção, pois, seu objetivo de encontrar grandes templos cobertos de ouro ficou apenas em seus sonhos. Todos esses fatos culminaram com a inveja de pessoas inescrupulosas que acabaram transformando Colombo em uma pessoa incapaz de administrar as ilhas descobertas por ele e a demora em alcançar o Continente fez com que sua façanha fosse atribuída a outro navegador.
Toda história envolvendo a descoberta de novas terras mostram pessoas ditas civilizadas chegando calmamente e tentando contato amigável com os povos já existentes, o fato é que não podemos ter certeza de que isso realmente aconteceu. A busca por riquezas e a ganância de muitos Monarcas acabavam transformando sonhos em pesadelos.
Se analisarmos os resultados dessas conquistas pode-se chegar a uma conclusão um pouco diferente das relatadas, pois vários povos desapareceram, então se eles eram sempre tão amigáveis por que isso aconteceu?
As informações desencontradas e que muitas vezes divergiam da verdade que eram repassadas pelos exploradores aos reinos, criavam expectativas nos seus governantes, as lendas de Eldorados e outras riquezas os faziam sonhar com a possibilidade de transformarem seus Reinos em grandes Impérios, toda essa ambição e ganância transformavam os ideais de exploração e colonização em domínio e escravidão.
Muitas coisas aconteceram ao longo dos tempos, depois da rota traçada por Colombo e também com a chegada dos Portugueses a outra parte do Novo Continente, várias outras nações como os Ingleses, Holandeses, Franceses etc... se lançaram no intuito de conquistar as riquezas oferecidas, isso culminou com uma grande disputa entre eles, o que causou mais devastação e extermínio dos povos já existentes.
Hoje tudo parece ter sido uma grande conquista as histórias formam grandes heróis e transformam os povos que aqui habitavam em vilões, pessoas sem cultura, selvagens que tinham que ser civilizados a qualquer preço e os que não aceitassem a submissão deveriam ser caçados e exterminados sempre tendo como desculpa a religião. Tudo isso para disfarçar o verdadeiro intuito que era o da conquista de novas terras, novos povos e novas riquezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário