segunda-feira, 29 de junho de 2009

O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?

No que podemos observar é que o autor faz uma distinção de como somos um brasil material, simples, digamos conhecido e um Brasil de raças, cheio de particularidades, muitas vezes desconhecido até mesmo por nós brasileiros. Faz atribuição do Brasil como “um Deus, presente em todos os lugares”, mas desconhecido, pois sabemos que existe, ou cremos que existe, mas não o conhecemos como um todo, com isso ele começa a nos mostrar as particularidades de cada brasileiro, em cada Região, Estado ou Município, e como somos iguais e diferentes ao mesmo tempo, numa grande distinção social. Podendo assim distinguir de onde vem um brasileiro apenas pelos seus hábitos, o que gosta de comer, ouvir e seu jeito de falar.
Com isso podemos entender que na visão do autor somos um conjunto de fatores que nos formam e nos distinguem de todas as outras nacionalidades e sermos sempre reconhecidos onde quer que estejamos. Seguindo uma série de regras sociais, porém dando um toque todo especial, que nos faz serem únicos iguais e diferentes ao mesmo tempo.
Quando relaciona “A casa, a rua e o trabalho”, ele deixa vir à tona como somos duas pessoas distintas, uma em casa seguindo regras e impondo nossas vontades fazendo dela nosso refúgio e moldando-a como queremos que seja, onde deixamos vir à tona nosso “poder” perante aquele grupo. Porém, nos mostra como somos insignificantes de certo modo ao deixarmos nossa fortaleza e assim passamos de dominante a dominado, sendo somente mais um na multidão.
É bem claro também na visão do autor como somos hipócritas, em casa somos cheios de moral, de regras, impondo o que é certo e errado, enquanto que na rua certos valores são deixados de lado, buscando prazeres e diversões, fazendo coisas que condenamos duramente se feitos por alguém em nossa casa.
Ao relacionar “Comidas e Mulheres”, nos é mostrado como relacionamos no nosso dia-a-dia esses dois elementos tão indispensáveis em nossas vidas, levamos de forma única termos que para outras nacionalidades seriam simplesmente o ato de se alimentar, para expressar o nosso cotidiano, fazendo metáforas só compreendidas por nós brasileiros, a comida deixa de ser alimento e passa a ser expressões que nos caracterizam e nos ajudam a se expressar dentro de nossa sociedade.
É-nos passado também pelo autor, como relacionamos comidas com mulheres, de forma não proposital, mas sim instintiva, pois já faz parte do nosso cotidiano, distinguindo-as, temos então a mulher alimento que é necessária e nos espera sempre em nossa casa, num relacionamento formal e cheio de regras e composturas. E temos a mulher comida, na rua onde a buscamos apenas para satisfazer nossos desejos momentâneos, sem pudor, nem vergonha.
Podemos concluir que “O que faz o brasil, Brasil?, segundo o autor é um conjunto de fatos e fatores levados em nosso cotidiano não propositalmente, mas instintivamente, que nos diferencia do resto do mundo por não termos um estilo único e sim vários estilos dentro de um mesmo povo. Fato que só é possível graças a pluralidade de raças aqui existentes, mistura essa que nos faz tão iguais e tão diferentes ao mesmo, porém sem nunca deixarmos de ser brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário