segunda-feira, 29 de junho de 2009

A REVOLUÇÃO INTELECTUAL DOS SÉCULOS XII E XVIII

Os séculos XVII e XVII forma marcados por intensas transformações, os avanços obtidos nesse período refletem até os dias de hoje. Muitos se perguntam como isso pode acontecer num período marcado pelo absolutismo? Ao longo de nossa história todos os grandes avanços e mudanças sempre aconteceram em períodos conturbados e isso não foi diferente no período em questão.
Em meio a tantos absurdos cometidos pelos governantes da época e principalmente pela “Poderosa Igreja” surgiram pensamentos sobre a natureza da existência humana e principalmente sobre a existência de Deus. Baseando-se em algumas teorias passadas vários estudiosos e filósofos começaram a estudar e a formular teorias sobre a formação do Universo e a existência de Deus e o seu poder sobre tudo isso. O fato de se terem “descobertos novos Mundos” ascendeu à imaginação desses pensadores que começaram a dar mais importância aos estudos das ciências em todas as áreas.
Claro que uns se destacaram mais que os outros e divergiram entre eles nas opiniões, surgindo assim várias teorias e conceitos, mas todas elas importantes para se desvendar um pouco o grande mistério que é o surgimento do Universo. Em todas essas conclusões obtidas Deus e surgimento e funcionamento do Universo sempre estiveram em Questão: no Dualismo pregavam a existência matéria, mas não descartavam a existência de um ser supremo; no Panteísmo davam como Deus sendo superior e controlador das ações do Universo; no Heroísmo pregavam a existência mecanicista que tudo era matéria sem um governante pregavam a existência mecanicista que tudo era matéria sem um governante supremo. Todas essas teorias mesmo divergindo-se uma das outras tinham um ponto lógico.
O ponto mais alto da Revolução Intelectual foi o Iluminismo onde se deu grande ênfase ao racionalismo, nesse período o homem sempre teve em questão principalmente no que se diz respeito à formação do caráter humano e como deveria ser educado. Claro que sem deixar de lado as questões da natureza e do Universo como um todo. Pregavam pela liberdade do homem em seguir seus instintos.
Em meio às grandes questões filosóficas se destacam também as descobertas científicas em outras áreas, as Leis da Física, Química, Matemática, Biologia entre outras. Tentavam através delas desvendar vários mistérios do Universo e do funcionamento da complexa “maquina humana”. Varias dessas usadas até hoje.
Vários outros seguimentos tiveram seu auge neste período à literatura, as artes a musica, a arquitetura entre outros, muitos padrões foram quebrado numa mudança não só estética, mas também ideológica, as esculturas antes vista como artes não passavam de simples objetos de decorações e os artistas tentavam cada vez mais expressar seus sentimentos e ideais nas suas obras. Na literatura varias obras são considerados como clássicos até hoje e o legado arquitetônico ainda encanta pela beleza e sofisticação mesmo sendo construído em uma época tão remota.
Houve uma intensa conscientização social, uma luta constante contra os abusos cometidos pelos reis e lideres da Igreja, eram contra esse absolutismo desvairado e dogmas impostos pela Igreja que cassava e condenava quem os contrariasse. Os ideais de igualdade floresceram contra a escravidão e a guerra. E passaram a pregar pela educação na formação do cidadão. Em meio a tudo isso alguns deles chegaram a ser presos e até extraditados de seus países.
Toda essa Revolução Intelectual ocorrida nos séculos XVII e XVIII, perpenduram até hoje muitos dos ideais de liberdade e teorias existenciais servem de base para vários estudos principalmente no que se diz respeito ao comportamento humano e nos diversos mistérios do universo que ainda não foram desvendados. Se eles tinham ou não razão não vem ao caso o importante é que eles tiveram a coragem de contraria o absolutismo e de lutar contra dogmas impostos pela Igreja, atitude que serviram e servem de exemplo ate hoje na constante luta ideológica que sempre viveu a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário