segunda-feira, 29 de junho de 2009

HISTÓRIA PRAGMÁTICA

1-Pragmatismo:
Doutrina Filosófica surgida no século XIX, nos Estados Unidos, que propõe um método para determinar o significado dos termos fundamentais da linguagem a partir de sua contextualização prática. Constituído a partir da palavra grega pragma, ação, atividade, coisas de uso, o pragmatismo estendeu-se para a Inglaterra e outros países, como a Itália, ainda no século passado, perpendurado, sob variadas formas, até nossos dias.
A origem desta doutrina parece ser uma entidade denominada Methaphiucal Club, grupo de pensadores formado em Cambridge, Massachussets, nos anos de 1872 a 1874. A este grupo, pertenciam Chauncey Wrigth (1830-1875), F. E. Abbot, Charles Sanders Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910), entre outros. Tais filósofos lançaram as bases do movimento pragmático. A estes autores, é preciso unir contribuições de John Dewey (1859-1952) e F. C. S. Schiller (1750-1805). Estes dois últimos também são considerados entre os maiores representantes do pragmatismo. Enquanto Richard Roety e Hilary Putnam foram seus herdeiros mais destacados nos últimos anos.

2- A História Pragmática:
A história Pragmática é de certa forma pedagógica, pois pretende ensinar através dos fatos já ocorridos, para que os erros não sejam repetidos e os acertos possam ser admirados. Aparece, portanto um sentimento de herança que deve ser transmitida, uma tradição.
Os acontecimentos se reptem e, por isso, os atos devem ser registrados para que os homens do futuro possam olhar para seus antepassados e com eles aprenderem. Assim como Heródoto, Cícero escreve a partir das experiências humanas, e não a partir da referência explicativa à vontade dos deuses, pois são os homens que fazem a história. A vocação pedagogia da história corresponde em ensinar através das ações dos homens. Encontramos um modelo pragmático que tem como pressuposto ensinar através dos exemplos (história exemplar). A também um modelo de história pragmática que estaria em contraposição a uma história dogmática. Neste caso temos a história orientada para a ação dos homens na vida prática.
Para Heródoto os acontecimentos heróicos são as disputas, a guerra, ou seja, os acontecimentos mais gerais.
O critério da verdade pragmática seria, então, aquele que permite adaptar os que se tem por verdadeiro com cada aspecto da existência, em relação com todas as outras experiências vividas, formando um todo orgânico.
O pragmatismo molda a forma de contar a história de maneira prática, e pedagógica, mostrando essa como uma parte de exemplo para a futura sociedade, revelando os acertos e os erros das sociedades envolvidas no episódio a ser contado, tomando mais justo os pensamentos e atitudes, já que a verdade é individual, pois uma pessoa pragmática vive pela lógica de que as idéias e atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem de solução imediata de seus problemas, nesse caso torna-se a verdade pelo o que é útil naquele momento exato, sem conseqüências.
O historiador tenta mostrar a história como exemplo, em muitos casos entrando em choque com os costumes da atualidade, de uma vez que esta não esteja de acordo com o passado.
É basicamente dizer: “Os fins justificam os meios” (Maquiavel), em uma forma mais popularizada de colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário