segunda-feira, 29 de junho de 2009

OS PENSAMENTOS DE VARNHAGEN E ABREU E LIMA

Vamos tentar fazer uma análise simplificada de quem foram esses personagens da História Brasileira.
Varnhagen foi um historiador e um dos percussores do IHGB, porém como historiador era muito enfático, por ter relações diretas com a Coroa e de ter sido nomeado diplomata peã mesma, Varnhagen tinha acesso facilitado a documentos e assim fazia a compilação dos mesmos, isso serviu e muito para historiadores futuros. Varnhagen chegou a ser chamado “Heródoto brasileiro”. Olhando o lado historiador, podemos dizer que ele deixou muito a desejar, pois ele sempre escrevia a história sempre exaltando a Coroa, fazendo dos mesmos os heróis, “mocinhos”, que tinham sempre as melhores das intenções, mas, e o outro lado? Será que eram tão ruins assim?
O fato é que para o egocentrismo europeu da época, quem não se adequava aos seus padrões eram considerados bárbaros, sem cultura, ou seja, não eram civilizados. Em seus relatos sempre engrandecia os colonizadores e seus grandes feitos e as dificuldades encontradas por eles ao tentar “civilizar esta nova terra”. Chegou a afirmar que seria difícil o Brasil avançar, pois os povos que aqui viviam eram tidos como vagabundos, falsos, ingratos, etc., por não aceitarem “a grande contribuição e evolução trazida por eles”.
Em trechos narrados, Varnhagen afirma que foram os índios que atacaram os Portugueses comendo dois tripulantes de um navio em 1501. Se é verdade ou mentira, não podemos afirmar, o fato é que como você reagiria se estivesse tranqüilo levando sua vida na sua comunidade e chegasse um monte de gente estranha, “invadindo” seu território?
Podemos concluir que mesmo assim Varnhagen contribuiu e muito para a história brasileira, pois suas compilações de documentos originais puderam ser analisadas e reavaliadas por outros historiadores, assim esses documentos não se perderam no tempo como certamente aconteceu com outros diversos. Porem como historiador, apesar da história ser bilateral, ou seja, sempre ter dois lados, sua posição diplomática fez com que ele jamais olhasse o outro lado seus relatos sempre exaltaram os colonizadores, ou seja, contava a historia que os europeus queriam ouvir.
Quanto a Abreu e Lima sua passagem como historiador é um tanto difícil de se levantar, tendo em vista que sua vida se destacou mais pelos feitos nos campos de batalha, principalmente ao lado de Simon Bolívar, participando diretamente da independência da Venezuela e Colômbia, recebendo o título de “General do Povo”. Em algumas citações a seu respeito feitas em espanhol diz o seguinte: “General Abreu e Lima um general pouco conhecido em seu país”.
A relação de Abreu e lima com seu o Brasil foi um pouco conturbada, principalmente quando teve de assistir o fuzilamento de seu pai em praça publica. Ele também tinha idéias tidas como absurdas para a época, como: o casamento civil, a separação da Igreja do Estado e o do Socialismo.
Voltando para o lado de historiador uma das grandes dificuldades dele foi que quando ele escreveu seu livro Compendio da História do Brasil outros historiadores que já disputavam de certa forma entre si o posto de grande historiador. Seu livro sofreu fortes críticas ao ser oferecido ao IHGB, Varnhagen o considerou como plágios do livro do Frances Beauchamp, que já era considerado um plagiam do livro de Southey, “History of Brazil”.
As idéias de Varnhagen e Abreu e Lima não se digladiavam somente neste episódio, elas divergiam quanto à divisão da História do Brasil, em outro capítulo, defendido por Abreu e lima condenada por Varnhagen.
Apesar de todas as divergências o livro “Compendio da História do Brasil” foi considerado muito didático e usado durante anos no Imperial Colégio Pedro II e em diversas outras instituições.
Num contexto geral podemos dizer que mesmo com todas essas polêmicas, disputas e conflitos entre seus pensamentos, ambos foram de vital importância para a construção da História do Brasil. Pois com certeza suas obras servem ate hoje de base para diversos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário