segunda-feira, 29 de junho de 2009

RESENHA: O que é educação: Carlos Rodrigues Brandão: Editora Brasiliense, São Paulo: 32º edição 1994, Coleção Primeiros Passos,

O livro em questão mostra de forma bem clara todos os caminhos percorridos pela educação. Podemos através de ele tirar algumas dúvidas e claro muitas conclusões. Ele nos mostra que a educação não é basicamente a escola, ou seja, a educação formal, pois no passado a educação formal era muito restrita, ou seja, a educação era mais familiar ou tribal. Sendo assim podemos atestar que tudo que aprendemos seja na escola ou não faz parte da educação. As aldeias educavam suas crianças de acordo com as suas necessidades de sobrevivência, por isso não podemos jamais criticar os hábitos e costumes desses grupos, pois eram dessa forma que conseguiam e consegue viver, seus jovens aprendiam a caçar pescar, construir suas próprias moradias, as técnicas do artesanato e as crenças de seu povo.
O livro nos permite entender como a educação formal começou a ser criada há séculos atrás na antiga Grécia. A formação dos jovens gregos era no início feito em determinadas cidades, para certo grupo de jovens, porém foi na antiga Grécia que surgiram os primeiros “pedagogos”, que na época acompanhavam os filhos dos nobres pelos caminhos da educação formal, e foi lá também, que surgiram as primeiras escolas.
A educação sempre foi e continuará sendo um grande dilema para a sociedade. Muitos filósofos, sociólogos e pensadores do passado tiraram suas conclusões e fizeram afirmações sobre a educação, (como nos mostra o livro) uns a favor outros um pouco mais restritos, porém tudo isso ajudou e muito para a evolução da educação tanto formal quanto informal. O texto nos mostra algumas frases e teorias de alguns desses “sábios”, que contribui para que possamos entender todos os caminhos evolutivos da educação. Dentre todas as frases mostradas no livro, conseguimos concluir como foram árduos os caminhos, pois no início, passando pela idade média e chegando ate bem próximo dos nossos tempos à educação formal era restrita a uma pequena minoria, e a educação informal aquela aprendida na família e nas tribos muito discriminadas e vistas como inúteis por aqueles que tinham acesso a formal. Porém ao lermos esse livro descobrimos que certas aldeias indígenas tinham verdadeiras escolas e universidades para a formação de seus jovens, lugares onde eles passavam o dia, exercitando suas vocações e descobrindo seus dons.
Ele nos mostra também as dificuldades encontras em se educar, na idade media, por causa do grande domínio da igreja na época, e onde a educação formal era restrita aos membros da nobreza e do clero. Só com o passar dos anos e com as grandes revoluções que aconteceram no mundo à educação foi se estendendo a todas as camadas e foram surgindo às escolas e faculdades e é claro isso aconteceu e muito também em nosso país.
Podemos analisar que o grande dilema e as velhas discussões sobre educação sempre estarão em evidência, e por mais que melhore sempre estará faltando alguma coisa tendo em vista que vivemos em uma sociedade mutável, ou seja, estamos sempre evoluindo. Nesse sentido o livro nos deixa algumas perguntas no ar, o que nos faz pensar e analisar muito sobre tudo o que aconteceu e acontece e acontecerá no mundo da educação. Analisando o livro como um todo e fazendo uma ampla reflexão podemos chegar a várias conclusões sobre o que é educação, e tenho certeza que uns mudarão sua opinião atual e outros confirmarão suas certezas. O que posso concluir sobre tudo isso é que este livro nos mostra bem claramente como tudo ocorreu dentro da educação tanto formal e informal e qualquer pessoa que fizer a sua leitura entenderá e aprenderá muito sobre esse universo fascinante chamado “EDUCAÇÂO”.

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