segunda-feira, 29 de junho de 2009

M.S.T.(MOVIMENTO DOS SEM-TERRA)

Apresentação

Movimento organizado de trabalhadores rurais que tem por objetivo a posse da terra com o intuito da prática de agricultura familiar.
O Brasil por possuir grandes áreas de terras públicas e os maiores latifúndios do planeta, mesmo assim não aceita a reforma agrária como solução de problemas sociais no campo, que provoca o êxodo rural e conseqüentemente os amontoados urbanos sem planejamento criando uma problemática social em cascata, gerando mais pobreza e miséria empurrando o país para o rol das nações com baixa qualidade de vida.


Introdução

Os problemas agrários no Brasil são uma constante há várias décadas, a falta de uma política agrária séria e a centralização da posse das terras nas mãos de grandes latifundiários fez com que surgisse esse grande movimento em prol da reforma agrária o M.S.T..
Esse movimento teve origem no interior de São Paulo e tem como objetivo principal a desapropriação de terras ditas improdutivas para que possam ser divididas entre famílias de agricultores que não tem condições de adquirir sua propriedade, ou seja, luta pela reforma agrária. Porém a falta de uma política séria dos governos, a resistência dos latifundiários as desapropriações e certa desorganização e luta de interesses dentro do próprio movimento acabam atrapalhando o desenvolvimento dessa política tão necessária ao nosso país.


1- Os problemas da falta de uma Política Agrária.

É degradante para consciência de uma cidade brasileira, ver nos noticiários a violência nos campos brasileiros matando seus compatriotas por problemas agrários, observa-se uma enorme contradição onde se vê regiões praticamente desabitadas e outras com grandes concentrações demográficas ai pergunta-se o porquê de tal panorama.
De acordo com o filosofo Michel Foucault, o poder não pode ser centralizado e muito menos o poder da terra que naturalmente é uma dádiva, ao passo que o latifundiário tem como sua em todos os aspectos, em muitos casos improdutivos, mas constitui em bem onde as fronteiras podem ser violadas. Existem casos em que essa posse não foi feita de maneira legal e justa perante a sociedade.
A reforma agrária é uma oposição aos feudos que vem a surgir e ser praticada com maior evidência após a revolução Russa (1917), mas apesar de um governo Comunista e Socialista a reforma agrária não atinge o total objetivo.

2- O surgimento e as ações do MST.

No Brasil após o fim do Governo Militar (1985), surge o M.S.T. centralizando suas atividades no interior de São Paulo (Pontal do Paranapanema) e na década de 90 houve uma ampliação, chegando a todo território brasileiro. Como toda ação provoca reação, com o M.S.T. não foi diferente, onde o governo age com certa inibição no assunto, os sem-terras invadem propriedades de maneira indiscriminada e os latifundiários e grileiros reagem com abuso de poder, gerando uma violência que poderia ser evitada.
Em alguns casos o Governo intervém no assunto, porém sem objetividade, muitas propriedades são desapropriadas e semanas depois reintegradas aos donos, ou seja, o tráfico de influência fala mais alto e os latifundiários conseguem seus objetivos com mais facilidade, ou desapropriam áreas sem condições para o cultivo o que gera novos protestos por parte do MST.
No caso dos conflitos a intervenção do Governo enviando policiais ao local ao invés de resolver acaba por criar outro problema, entrando em conflito com os seguranças das fazendas ou com os agricultores assentados, como ocorreu em Eldorado dos Carajás onde vários agricultores foram mortos pela polícia. Esses fatos aos olhos do mundo deixam o Brasil em uma posição de descrédito social.


3- As disputas pessoais dentro do movimento.

Existe dentro do próprio movimento certa disputa de poder por parte dos seus lideres muitos deles utilizam o movimento para promoção pessoal, seu principal interesse não é o bem estar dos agricultores, mas sim conseguir algum cargo político, prova disso é que muitos deles já se elegeram Deputados, Prefeitos, Vereadores etc.. Porém isso não ocorre somente com os lideres dentre os agricultores já se tornou uma prática comum receber a posse em uma área pegar o dinheiro fornecido pelo Governo e vender a terra para outro agricultor, depois vão para outro acampamento para invadir novas áreas. Com isso os lideres e agricultores sérios que estão no movimento empenhados em conseguir a posse da terra para trabalhar e assim conduzir suas vidas de maneira mais digna sofrem represálias por parte de alguns governantes e latifundiários.
Muitos partidos também se aproveitam da força do movimento para fazerem acordos políticos se aliam a determinado líder do movimento para obter votos e isso também só beneficia aqueles que estão à frente, os agricultores que realmente precisam da terra continuam sempre na mesma situação.
O que deveria ser feito por parte das pessoas sérias que estão dentro do movimento seria identificar essas pessoas e retirá-las para que assim pudessem agir de maneira mais consciente e obter o devido respeito junto a todos, pois não existe no Brasil uma política séria voltada para reforma agrária e pessoas que deveriam estar empenhadas para que isso ocorresse acabam se voltando mais para o pessoal do que para o coletivo e assim atrapalham mais ainda o desenvolvimento da questão.


Conclusão

Quando o Brasil assumir uma posição de organizador, tendo o Estado de Direito amparado na legalidade, punir os infratores e praticar a reforma agrária de maneira justa sem favorecer a nenhum grupo ou cartel, a sociedade brasileira com certeza dará um passo importante para atingir um estágio mais elevado e justo entre os cidadãos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário